domingo, 19 de junho de 2011

Blaise Pascal faz hoje 388 anos

Blaise Pascal nasceu no dia 19 de Junho de 1639. Recordei-o aqui no ano passado, sem esquecer o argumento da aposta (aqui).


Sabedoria Pascal para qualquer ocasião

O último esforço da razão é reconhecer que existe uma infinidade de coisas que a ultrapassam.


Poucas amizades subsistiriam se cada um soubesse aquilo que o amigo diz de si nas suas costas.

Normalmente, convencem-nos com mais facilidade as razões que nós próprios encontramos do que as que vieram ao espírito dos outros.

Fazer troça da filosofia, é, na verdade, filosofar.

Tudo o que sei é que devo morrer em breve; mas o que mais ignoro é essa mesma morte, que não saberei evitar.

A natureza tem perfeições que mostram que é a imagem de Deus, e defeitos que mostram que é apenas a imagem.

Há duas espécies de homens: uns, justos, que se consideram pecadores, e os pecadores que se consideram justos.

O homem não é nem anjo nem animal, e a infelicidade exige que quem pretende fazer de anjo faça de besta.

O que é o homem na natureza ? Um nada em comparação com o infinito, um tudo em face do nada, um intermediário entre o nada e o tudo.

O silêncio é o maior dos martírios; nunca os santos se calaram.

Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço?

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...