segunda-feira, 27 de junho de 2011

27 de Junho de 1350. Nasce Manuel II Paleólogo, antepenúltimo imperador de Bizâncio


Manuel II Paleólogo nasceu no dia 27 de Junho de 1350 e morreu no dia 21 de Julho de 1425. Foi o antepenúltimo imperador do Império Romano do Oriente. Depois da sua morte, subiu ao trono João VII Paleólogo (1392-1448), o filho mais velho, que já era co-imperador desde os 20 anos de idade. O último imperador foi Constantino XI Paleólogo, que governou de 1449 a 1453, quando o sultão Maomé II conquistou Constantinopla.

Nos tempos recentes, Manuel II Paleólogo tornou-se mais conhecido por ter sido nomeado no discurso de Bento XVI na Universidade de Ratisbona (ou Regensburg), no dia 12 de Setembro de 2006. O discurso incendiou a “rua árabe” por causa desta frase proferida pelo imperador bizantino numa altercação com um “persa erudito”:
“Mostra-me também o que trouxe de novo Maomé, e encontrarás apenas coisas más e desumanas tais como a sua norma de propagar, através da espada, a fé que pregava”.
Para que a frase dita por Manuel II de um modo “tão brusco que para nós é inaceitável”, segundo expressão do Papa, não seja tomada isoladamente, leia-se o discurso tudo aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...