O padre francês Pierre Teilhard de Chardin, paleontólogo, filósofo e teólogo, nasceu no dia 1 de Maio de 1881, em Orcines, e e morreu no dia 10 de Abril de 1955 (era domingo de Páscoa), em Nova Iorque. Este jesuíta não foi compreendido durante a vida, principalmente pela própria congregação a que pertencia, que não o deixou ensinar do Collège de France, e pela Igreja católica que não o deixou publicar em vida as suas teorias filosóficas e teológicas.
Teilhard de Chardin conciliou darwinismo e cristianismo e ainda hoje é pouco apreciado pelos sectores mais conservadores da Igreja católica. Concebia o mundo como sendo composto por sucessivas esferas: a Barisfera (núcleo metálico terrestre), a Litosfera (camada de rochas), Hidrosfera (camada de água), Atmosfera (camada de ar), Biosfera (esfera da vida), Noosfera (esfera do pensamento) e Cristosfera (esfera do fenómeno cristão).
Aqui podem ser lidos alguns textos e orações do jesuíta francês.
1 comentário:
Avançamos no tempo, mas regredimos na abertura. Teilhard viveu antes de nós, mas parece tão à frente de nós. Quando voltará a nascer o futuro?
Enviar um comentário