sexta-feira, 1 de abril de 2011

A freira, o homossexual e os recasados

O 26.º encontro Fé e Cultura (fui a dois ou três no milénio passado, num deles falou-se do diabo), dos jesuítas de Coimbra, no dia 9 de Abril, é sobre o centro e as margens, mais da Igreja do que da sociedade.
Está a provocar polémica, com cartas para o Bispo de Coimbra (que intervém ao início) e para o Vaticano. Porquê? Porque um dos convidados é homossexual. Tirando o facto de ao falar-se de excepções chamar-se um homossexual contribuir para a excepcionalidade, é espantoso como há gente, católicos, tão predisposta a indignar-se ao mínimo pretexto. Por isso dizia há dias um responsável eclesial que ser homossexual não é pecado.


Agradeço a Cláudia Assis Teixeira que me alertou para o assunto. Já tinha ouvido uns comentários, mas não sabia da dimensão do pretenso escândalo. Suponho que este ano o encontro lote por completo o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Nada como uma polémica para publicitar um evento. Pode ver o cartaz aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal o que diz o Papa acerca da homosexualidade? Simplesmente que é um desvio e também pecado. Mais palavras para quê? Felizmente que este papa tem sido muito mais coerente que anterior sobretudo com padres homosexuais que estavam no a trabalhar. Linguagem clara. Quanto aos recasados, na minha opinião: na eucaristia, comunhão (hóstia) imediatamente. Mas quem manda, manda, melhor - orienta. Com o devido respeito a Igreja felizmente não é Holywood.

Anónimo disse...

Mas polémica porquê? Por não conseguirmos respeitar a diferença?

Para mim o amor vivido na homossexualidade não é fecundo e, por isso, é menos Amor. Mas quem não pecar atire a 1ª pedra. Jesus não veio para os santos. Tudo pode e deve ser conversado. É bom não esquecer que a homossexualidade existe entre a maioria das espécies. Perigoso é que se torne moda. Aí estamos no campo da sociologia...

Bom trabalho a todos os que, directa ou indirectamente, estão envolvidos na iniciativa. Quem puder participar decerto sairá enriquecido!

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...