terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A teóloga

Anna Madsen criou o OMG - Centro para Conversação Teológica (OMG - Center for Theo­logical Conversation) para atender pessoas e igrejas em questões teológicas. Estudou teologia com o marido, em Regensburg, Alemanha, mas a morte deste e o ferimento grave de um filho num acidente de viação provocaram uma mudança na família e na teologia de Madsen.

Concebeu então, após um novo casamento, um centro que para fornecer serviços completos: terapia psicológica, nutricionismo, planeamento financeiro e aconselhamento teológico.

Entretanto, vive do aconselhamento regular a pessoas (uma senhora faminta de conversa teológica já reservou todas as sextas-feiras até ao reino que há-de vir) e trabalha com um grupo de terapeutas que precisam de saber mais de teologia. Também aconselha um grupo que lhe foi enviado por uma igreja por causa da questão da homossexualidade, mas decidiu que precisam de começar pela hermenêutica.

Naturalmente, já surgiram algumas preocupações de pastores, que acham que ela poderá estar a açambarcar o papel pastoral que lhes pertence.

Fonte deste texto: Christian Century.

1 comentário:

José J.C. Serra disse...

o papel pastoral que «acham» que lhe pertence.
o próximo passo vai ser excluí-la. ou então, submetê-la mais propriamente ao escrutínio rigoroso de teólogos celibatários... certamente vão encontrar alguma coisa fora dos cânones.

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...