terça-feira, 16 de novembro de 2010

16 de Novembro de 1950. Morre Bob Smith, um dos fundadores dos Alcoólicos Anónimos

Bob Smith e Bill Wilson em 1949

Robert Holbrook Smith, mais conhecido por Dr. Bob, foi fundador dos Alcoólicos Anónimos no ano de 1935 em Akron (Ohio, EUA), com Bill Wilson. O Dr. Bob nasceu no dia 8 de Agosto de 1879 e morreu no dia 16 de Novembro de 1950.

A metodologia dos AA baseia-se em 12 passos desenvolvidos pelos fundadores e por Anne Ripley Smith, mulher de Bob. Os 12 passos apelam ao poder de Deus para a manutenção da sobriedade, segundo uma lógica muito luterana: o reconhecimento da incapacidade humana para alcançar a virtude.

Na realidade, a fé em Deus, segundo o modelo protestante, está nos genes dos AA (ver aqui). O primeiro católico só entra para os AA no quarto ano do grupo, em 1939. Para todos os efeitos, é tida como data da constituição dos AA o dia 10 de Junho de 1935, o último dia em que Bob Smith se embebedou.

Os dois fundadores dos AA deram origem a uma peça de teatro intitulada “Bill W. and Dr. Bob”. Foi levada à cena mais de cem vezes, em Nova Iorque, em 2007. O enredo da peça segue de perto a história real. Em 1929, William Wilson, famoso apostador da bolsa entra em falência com a derrocada dos mercados e vicia-se na bebida. Já Bob Smith é um cirurgião que vai de ressaca para a mesa das operações. Devido a uma série de coincidências, os dois acabam por se encontrar e ajudam-se mutuamente a manter-se sóbrios. Acabam por formar os AA.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...