terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro de 1703. Nasce o teólogo calvinista Jonathan Edwards

Jonathan Edwards (05-10-1703 – 22-03-1758) foi um grande teólogo calvinista (presbiteriano) norte-americano, defensor do determinismo teológico e da absoluta soberania de Deus. Escreveu obras que ainda hoje são lidas, como “O fim para o qual Deus criou o mundo” e “A Vida de David Brainerd”, que inspirou muitos missionários da igreja evangélica reformada.

A partir de 1734 liderou um movimento de grande fervor religioso entre os presbiterianos e luteranos de Pensilvânia e New Jersey que ficou conhecido por “First Great Awakening” (“primeiro grande despertar” ou “primeiro grande reavivamento”).

No final da vida, foi professor no Colégio de Nova Jersey, que viria a dar origem à Universidade de Princeton. Está sepultado em Princeton. Antes disso, formara-se na Universidade de Yale, onde também foi professor durante dois anos. Yale homenageia-o com um centro de estudos sobre a sua figura (aqui).

1 comentário:

André Tadeu de Oliveira disse...

Jorge Pires, parabéns pelo post. Apenas um pequeno comentário ; a despeito da ligação de Jonathan Edwards com o presbiterianismo, o mesmo era vinculado ao congregacionalismo, ramo reformado bastante semelhante ao presbiteriano, divergindo, somente,
na questão do governo eclesiástico.

Abraços

André Tadeu de Oliveira

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...