terça-feira, 7 de setembro de 2010

Documentário provocador antes de Bento XVI aterrar

Mark Dowd

Bento XVI visita o Reino Unido de 16 a 19 de Setembro. A BBC passa no dia 15 à noite o documentário “Bento: tribulações de um Papa”, de Mark Dowd, um homossexual e ex-frade dominicano que acusou o Papa de estar “equivocado” na crítica da homossexualidade.

Isto é “viés institucional anticristão” da emissora pública? O cardeal Keith O’Brien, arcebispo das dioceses escocesas de St. Andrews e Edimburgo, considera que sim e acrescenta que, além disso, a emissora tem reduzido os programas de informação religiosa e dá mais destaque a ateus como Dawkins do que aos 40 milhões de cristãos da ilha.

Talvez os 40 milhões de cristãos mais ou menos convictos não estejam assim tão interessados em programas religiosos. Os 9 milhões de católicos portugueses não dão lá grandes audiências aos programas religiosos dos canais nacionais. Mas o "timing" do documentário é tipicamente uma questão de audiências. Nem a BBC, que diz que o documentário é equilibrado, está imune a tal guerra.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...