terça-feira, 8 de junho de 2010

8 de Junho de 1191. Ricardo Coração de Leão chega à Terra Santa

Estátua de Ricardo Coração de Leão, em Londres

Ricardo Coração de Leão, imortalizado pelo livro “Ivanhoé”, de Walter Scott, chegou à Terra Santa no dia 8 de Junho de 1191, na Terceira Cruzada, aquela que ficou conhecida como “Cruzada dos Reis”, por terem participado Ricardo Coração de Leão, rei de Inglaterra, Filipe Augusto, rei de França (inimigo do primeiro, mas convencido por ele a participar na Cruzada), e Frederico Barba Ruiva, do Sacro Império Romano Germânico.

Ricardo obteve o título de “Coração de Leão” por ter conquistado Acre, no norte de Israel – o que lhe valeu o estatuto de herói. Não chegou a enfrentar directamente Saladino nem entrou na Cidade Santa, mas negociou o direito de peregrinação para peregrinos desarmados e deu-se por satisfeito.

A crueldade de Ricardo – massacrou prisioneiros, incluindo mulheres e crianças – fez com que a figura do Melek Ric (Rei Ricardo) fosse usada no Médio Oriente para ameaçar as crianças que se portavam mal.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...