Gregório IX, pintura de Rafael na Stanza della Segnatura, no Vaticano
Sob o termo Inquisição cabe muita coisa: os tribunais medievais do sul de França, contra os cátaros (séc. XII); a inquisição estatal de Aragão; a inquisição espanhola (1478-1821), controlada pela monarquia; a portuguesa (1536-1821) aproveitada pelo Estado; e a romana (1542-1965), dependente da Santa Sé, instituída nas vésperas do Concílio de Trento e por ele reforçada.
Mas de alguma forma se pode dizer que foi papalmente instituída no dia 20 de Abril de 1233. O papa Gregório IX, o mesmo que canonizou S. Francisco. D. Domingos e S.to António, publicou a bula “Licet ad capiendos", com a finalidade de reprimir a heresia, atribuindo tal missão aos dominicanos.
"Onde quer que lhes [hereges] ocorra pregar, estais facultados, se os pecadores persistirem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre dos seus benefícios espirituais e a proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis".
Sem comentários:
Enviar um comentário