sábado, 12 de dezembro de 2009

Minaretes 1 - Anselmo Borges e a reciprocidade

A questão dos minaretes na Suíça é interessante em dois aspectos. O da liberdade religiosa, mas também o da democracia. Mais uma vez parece que a questão a referendar só podia ter uma resposta, como nos referendos irlandeses sobre o Tratado de Lisboa ou no francês e holandês sobre o Tratado Constitucional para a Europa. Ou como em Portugal, com o aborto - referenda-se tanto até surgir a resposta que quem manda quer (bastaram duas vezes).

A maioria das vozes acha que só podia haver uma resposta no referendo suíço: a de que não se pode proibir a construção de minaretes. Mas os suíços, habituados a referendos e genuinamente democráticos, acharam que não, que se podem ser proibidos.

Como estas palavras não chegam, aponto algumas reflexões recentes na imprensa portuguesa.

Anselmo Borges escreve hoje no DN sobre isto. Diz o padre da Boa Nova e filósofo:

De todos os lados - mundo islâmico, ONU, União Europeia, Governo helvético, líderes das comunidades religiosas: judeus, protestantes, católicos - choveram críticas, pois está em causa o direito fundamental à liberdade religiosa. O Vaticano, através do arcebispo Antonio Maria Sveglio, presidente do Conselho Pontifício para as Migrações, condenou: "Não vejo como se pode travar a liberdade religiosa de uma minoria ou impedir um grupo de pessoas de ter a sua igreja"; e, referindo-se indirectamente às perseguições e limitações da liberdade dos cristãos nalguns países islâmicos, acrescentou: "Há um sentimento de aversão e medo, mas um cristão deve saber ultrapassar isso, mesmo se não tem reciprocidade." O secretário da Conferência Episcopal Suíça declarou que o resultado é "um duro golpe contra a liberdade religiosa e a integração". Na mesma linha se pronunciou a Federação das Igrejas Protestantes da Suíça: trata-se de "um atentado às liberdades fundamentais", que só pode causar novas tensões sociais.

Ler tudo aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...