domingo, 20 de dezembro de 2009

20 de Dezembro de 1838. Nasce o autor de “Flatland”


Edwin Abbott Abbott, professor de inglês e teólogo, escreveu a sátira matemática e alegoria religiosa “Flatland”, em 1884.

Abbott, inglês, nasceu no dia 20 de Dezembro de 1838 e morreu no dia 12 de Outubro de 1926.

A Obra “Flatland” está publicada em português com o título “Flatland. O país plano”, na Gradiva (1993). Está numa colecção de livros científicos e é habitualmente lida como uma exploração do mundo bidimensional e tridimensional (começa assim: “Chamo Flatland [País Plano] ao mundo em que vivo, não porque seja esse o seu nome, mas para vos tornar mais clara a sua natureza, felizes leitores, que tendes o privilégio de habitar o Espaço. Imaginai uma imensa folha de papel sobre a qual...”).

Porém, é também uma sátira social e religiosa. Quando uma Esfera entra no mundo bidimensional (primeiro um ponto, depois círculos sucessivamente maiores, e depois círculos menores até desaparecer), O Quadrado e só o Quadrado se apercebe disso. E defende, ensinado pela Esfera (que no mundo bidimensional é apenas Círculo) que há um mundo tridimensional. E por causa disso é preso. Onde é que já lemos histórias parecidas?


Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...