sábado, 24 de outubro de 2009

24 de Outubro de 1601. Morre o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe


Tycho Brahe morreu no dia 24 de Outubro de 1601, em Praga, para onde se mudara depois de uma zanga com o soberano dinamarquês. Nascera no dia 14 de Dezembro de 1546. Foi o último grande astrónomo observacional, isto é, sem usar o telescópio.

Tycho Brahe não aceitava o heliocentrismo de Copérnico. Propunha antes um sistema híbrido – Ticónico –, em que os planetas andam à volta do Sol e este anda à volta da Terra. Durante muitos anos recolheu dados e mais dados do céu. Em 1600, um ano antes de morrer, contratou o matemático e astrónomo alemão Johannes Kepler, que então tinha 29 anos (e tivera de deixar um trabalho numa escola de Graz, Áustria, por ser protestante – por influência dos jesuítas!). Foi a sorte grande de Kepler, que com os dados do astrónomo dinamarquês pode elaborar as suas leis.

Segundo a história (e o próprio Kepler), Tycho Brahe morreu devido a um problema na bexiga. Estava num banquete e, por uma questão de educação, não quis ausentar-se para ir à casa de banho. Mas hoje corre a hipótese de que terá sido envenenado por Kepler, que queria ficar com os dados. É o que dizem Joshua Gilder e Anne-Lee Gilder em “Heavenly Intrigue: Johannes Kepler, Tycho Brahe, and the Murder Behind One of History's Greatest Scientific Discoveries”, de 2005. Espero aqui hoje deixar um ponto em defesa de Kepler. Ver aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...