quinta-feira, 27 de agosto de 2009

27 de Agosto de 1999, morre D. Hélder Câmara

Há dez anos, em 1999, morria neste dia, aos 90 anos, D. Hélder Pessoa Câmara, bispo católico do Recife, defensor dos direitos humanos, quatro vezes proposto para Nobel da Paz. Dizia-se que D. Hélder não era apreciado no Vaticano, devido à teologia da libertação que defendia (haverá uma teologia cristã que não seja da libertação?), mas quando João Paulo II se encontrou com o bispo brasileiro disse-lhe: “Meu irmão!” E beijou-lhe a cabeça.

2 comentários:

Deserto Interior disse...

Existe sim amigo, parece que vc não entende muito de religião e principalmente católica. Aliás, seu site é de uma organização incrível, porém você tem usado a crítica destrutiva que para algumas pessoas leigas parece ser ótimo. Existem Teologoia Dogmática, Exegese e a Teologia da Libertação que infelismente alguns movimentos da Igreja aderiram as idéias maxcistas.
Mas não resta dúvidas de que seu blog está ótmo.Parabéns!!!
Consulte meus blogs. jotasil.spaceblog.com.br
deusesamam.loveblog.com.br
Paz e Bem!!!

Jorge Pires Ferreira disse...

Caro Tharsik, gostava de saber qual a teologia católica que não é de libertação, libertação do pecado, libertação da graça derramada em nós, libertação do ser humano, libertação dos canais de comunicação entre o ser humano e Deus. Há verdadeira teologia católica que não seja de libertação?

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...