domingo, 14 de setembro de 2014

Bento Dominguues: "O desterro da teologia"

Texto de Bento Domingues no "Público" de hoje,

Se a teologia foi “desterrada” da cultura moderna é por ter sido considerada inimiga da razão, da filosofia e de todos os modos de criatividade humana. Nas Igrejas, ao ser instrumentalizada pelo poder eclesiástico, perdeu o carácter de instância da liberdade da fé e das suas expressões mais genuínas. O autoritarismo desvirtuou a sua função na Igreja e tornou-a incapaz de dialogar com a sociedade, de a fecundar e ser fecundada por ela.

1 comentário:

Anónimo disse...

'Igreja instrumentalizada pelo poder eclesiástico, q perdeu o carácter de instância da liberdade da fé e das suas expressões mais genuínas '. Pergunto: se perdeu é porque já teve algures no passado, a q passado é q BD se refere?

A teologia e a doutrina servem para proteger os mais simples - julgo q foi Bento XVI q afirmou qq coisa do género.

Bento Domingues é ambiguo mas parece-me q defende uma teologia individual onde cada um pode fazer a sua busca e descobrir o seu Jesus, adaptando uma moral e uma ‘doutrina’ ao seu modo de vida. Ainda q esta seja uma visão redutora da dimensão cristológica do homem, num mundo de liberdade em q felizmente vivemos acho inteiramente legitima esta posição, aliás é aquela que seguem os cristãos protestantes só não percebo o q liga Bento Domingues a esta Igreja, uma vez q todas as suas posições a ela lhe são contrárias.

Não acredito que seja por resignação ou preguiça q se mantém nela mas também não percebo porque não se assume nas suas posições claramente protestantes e apartir daí - como cristão - passa a dialogar com a Igreja Católica, onde uma enorme multidão – na qual me incluo - prefere continuar, confiante no poder Espirito Santo q prometeu guiá-la até ao fim dos tempos.

Estas ideias de BD tem toda a aprovação mediática e o povo bate palmas. Lembro-me livro de Alexandra Solnado, q BD prefaciou, no qual Alexandra Solnado afirmava conversar com Jesus e apartir daí tinha uma panóplia de teologia para pòr ao serviço de todos. É isto q se pretende?
Jacome

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...