sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pacheco Pereira: "O Papa bolchevista"

José Pacheco Pereira na "Sábado" de ontem. Vou ter mesmo de analisar as afirmações do Papa, uma a uma. Há que responder a isto: Ele está contra o capitalismo ou contra os exageros do capitalismo? Não é possível capitalismo sem exageros? O capitalismo é intrinsecamente mau ou só os capitalistas? Há um ou vários capitalismos? O capitalismo é sempre tirania ou há capitalismos sem tirania? E a tirania só surge no capitalismo? O mal é o capitalismo financeiro ou o capitalismo tout court? E se não quisermos capitalismo, o que temos? Ou resta o capitalismo com ética, com lei, democrático?

Ai, tempos tão bons estes, em que só os infelizes passam tédio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pacheco P ou é mt pouco sério ou tb ficou che che. A Igreja tal como qq pessoa de bom senso só pode condenar os excessos do capitalismo outra coisa bem diferente é condenar o sistema, pois por enquanto nao há outro menos mau e felizes aqueles q têm o previlégio de nunca ter vivido nos regimes alternativos. Isto tem mais a ver c a dificuldade de lidar com a velhice qd a isso se junta uma personalidade egocentrica e vaidosa e no caso destes dois senhores um governo q lhes cortou financiamento às suas actividades.
privadas
jacome

Os dois maiores erros da história de Portugal

António Rendas, reitor da Universidade Nova (de partida) e durante dez anos reitor dos reitores portugueses, diz que "expulsar os judeu...