sábado, 28 de setembro de 2013

Leonardo Boff escreve sobre o diálogo Scalfari/Francisco

O ateu Scalfari deixou umas interrogações do Papa, no jornal “La Repubblica”, por ele fundado, e o bispo de Roma respondeu. Leonardo Boff, em carta ao diretor, comentou o diálogo Scalfari/Francesco.
(...) Para Francisco, não é relevante se Scalfari é ou não crente, porque cada um tem a sua própria história e o seu caminho, mas é importante a capacidade de estarmos abertos à escuta. Nas palavras do grande poeta espanholAntonio Machado, "a tua verdade? Não, a Verdade. E vem comigo buscá-la. A tua, guarda-a contigo". Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de aprender. Esse é o sentido do diálogo.
...
Nesse sentido, como eu já escrevi a Francisco, é urgente a um Concílio Vaticano III, aberto a todos os cristãos e não somente aos católicos, a todas as pessoas, até mesmo ateias, que possam nos ajudar a analisar as ameaças que pairam sobre o planeta e como enfrentá-las. As mulheres, em primeiro lugar, já que é a própria vida que está sendo ameaçada. O Cristianismo é um fenômeno ocidental. Ele deve encontrar o seu espaço na nova fase da humanidade, na fase planetária. Só assim pode ser uma Igreja de todos e para todos.
Ler tudo aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Portanto um vaticano III aberto a todos...o tino de rans...o autarca de vizela....o padre Mario Oliveira...a manuela Moura Guedes... ( ei também quero ir!)devia ser bonito!!!
Jacome

Para quando a primeira cardeal?

É inovação do Papa a nomeação de cardeal de um bispo auxiliar? O Papa Francisco disse no domingo que vai fazer cinco novos cardeais. Um de...