domingo, 9 de junho de 2013

Multiplicação da fealdade pelo Sagrado Coração de Jesus, segundo Bento Domingues

Excerto da crónica de Bento Domingues no "Público" de hoje:

Em Lisboa, existe uma igreja paroquial dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, obra dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, que recebeu o Prémio Valmor em 1975 e é monumento nacional, desde 2010. Apesar de todas as diligências, o Sagrado Coração de Jesus não conseguiu, na altura, encontrar nenhum grande artista que o quisesse pintar ou esculpir. Fui ao Google verificar se teria havido algum esquecimento. Entre as mais de 400 imagens visitadas não encontrei uma que lá pudesse figurar, sem atentar contra a qualidade daquela arquitectura. Aliás, a reprodução de tais imagens é sempre a multiplicação da fealdade.


6 comentários:

Euro2cent disse...

> atentar contra a qualidade daquela arquitectura.

Coisa difícil. O edifício pertence à escola brutalista de cimento quadrado nos bicos.

As pessoas que passam por acaso naquela rua nem percebem que "aquilo" é uma igreja, tal a semelhança com um armazém ou cinema/centro comercial da década.

E a "fealdade" são os retratos de Jesus ingénuos ou delicodoces? Oh, que gostos sofisticados que temos, tão superiores à reles canalha sem "educação visual" ...

(Presumo que os santinhos que se distribuiam na catequese estejam fora de questão por não serem Picasso ou Bacon. Vamos por bom caminho·)

Anónimo disse...

Mais um insulto de frei Bento a todos os que não têm o seu gosto elaborado e elitista. O que diria a sua mãe, do Gerês, acerca disto?

Anónimo disse...

Cerca de 18 toneladas de velas foram derretidas no tocheiro do santuário de Fátima no Domingo, o primeiro dia da peregrinação dos dias 12 e 13 de maio, informou à agência Lusa fonte do Santuário de Fátima. O número é semelhante àquele verificado em 2012, quando foram derretidas 19 toneladas, num ano em que foi igualmente registada uma grande afluência de peregrinos e que também coincidiu com um fim de semana.

A entrega de velas para derreter no tocheiro do Santuário é uma das formas mais tradicionais de cumprimento de promessas no santuário da Cova de Iria,….. As velas, de diversos tamanhos, apresentam formas tão diversas que vão desde figuras humanas a reproduções de órgãos do corpo humano.(tvi24/2013-05-13)

O que diria a Mãe de Jesus acerca disto?!!!

Peter

Anónimo disse...

Que tem as velas em Fátima com a estética do Coração do Filho de Maria? Talvez seja por isso que algué, há semanas, disse que o Peter precisava de um açaime mental para se manter "on topic".

Anónimo disse...

Estéticas… estamos a falar-abordar o tema geral das ESTÉTICAS nos terrenos das espiritualidades o “coração de Jesus” é um caso entre tantos outros…… só isso… ou preciso fazer-lhe um desenho… (não se trata das “toneladas” que até dariam para comprar muito pão sim, mas isso é outro tema…), mas as formas como se moldam tais objectos(velas) que servem para fins espirituais com a conivência de quem sabe que isso é anti-cristão e ainda assim permite e colabora com tais caminhos ! Quanto à sua falta de educação, sabão azul nessa boca não vinha mal nenhum ao mundo, mas adiante, porque “açaimes” podem-se romper a qualquer momento, mas as cegueiras que vêm mas negam-se a ver, essas meu caro, já não têm cura possível!

Peter

Jorge Pires Ferreira disse...

Euro2cent,

O próprio frade fala de Rouault, que tem belíssimas pinturas de Jesus Cristo.

http://tribodejacob.blogspot.pt/2013/05/27-de-maio-de-1871-nasce-georges.html

E, já agora, os rostos desfigurados de Bacon não dirão mais sobre Jesus crucificado do que os santinhos delicodoces?

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...