quarta-feira, 1 de maio de 2013

"Deste lado já está, podem virar"


Lourenço de Huesca e a grelha (225-258)


Ricardo Araújo Pereira esteve na Feira do Livro de Bogotá, Colômbia, e dissertou sobre o humor. Dizem que deu show. E diz a notícia do “Público” de ontem a dada altura:
Mas a história de Ricardo que mais encantou os colombianos cheira a churrasco. "Não sei se conhecem a história de S. Lourenço, eu não conhecia, espero que seja verdade, ele morreu numa grelha. Reza a lenda que as últimas palavras do [mártir] S. Lourenço foram: «Deste lado já está, podem virar». Não sei se isso é verdade, mas, para a Igreja Católica, S. Lourenço é o santo patrono dos churrascos, dos chefes de cozinha. São Lourenço morreu como os outros, mas ser capaz de dizer estas palavras é uma pequena vitória sobre a morte e a única possível", conclui o autor que na sua curta vida já teve várias ideias para epitáfios: "Espero que seja provisório" e também uma nova versão do poema de Paul Eluard «Nasci para te conhecer, para te nomear, libertinagem»".

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...