quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mais pedofilia, agora com um bocadinho da famosa hipocrisia católica

Da notícia do “Público” de hoje:
O presidente da associação Rede de Cuidadores lamentou ontem a "hipocrisia da hierarquia da Igreja Católica" após a divulgação do processo que levou à detenção do vice-reitor do Seminário Menor do Fundão por suspeita de abuso sexual de menores e depois de a ex-provedora da Casa Pia Catalina Pestana ter afirmado que conhecia outros casos entre membros do clero. "Quero que seja reposta a verdade dos factos e que a Igreja Católica deixe de tentar tapar o sol com a peneira", explicou o psiquiatra Álvaro Carvalho...


Não sei se é só de mim, mas tenho muita dificuldade em ouvir alguém que invoque à partida a “hipocrisia da hierarquia da Igreja Católica”. E, de facto, leio a notícia e noto mais ressentimento no invocador da católica hipocrisia do que propriamente hipocrisia nos responsáveis católicos. Presumo que faça parte da cruz dos católicos arcar com o rótulo da hipocrisia. Quem nunca ouviu que "todos os católicos são hipócritas"?

Mais notícia:
O psiquiatra destaca também as incongruências das posições do porta-voz da CEP, que, em entrevista a um diário, defendeu recentemente que a gravidade deste tipo de acusações "é tal que exige discrição no seu tratamento", quando dias antes desafiou Catalina Pestana a dizer publicamente os nomes dos eventuais criminosos.
Foi ver o que disse o porta-voz da CEP sobre os nomes. Segundo o “Expresso”, foi (aqui)…

…E como poderia ser diferente? Parece-me que há aqui um mal-entendido. O porta-voz da CEP desafiou publicamente Catalina Pestana a dizer os nomes. Mas não creio – nem poderia ser – que pretenda que ela diga os nomes publicamente. Era o que faltava.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas o mais curioso é que esses tipinhos se ofereceram para formar catequistas e outros agentes pastorais da Igreja Católica. Como não quiseram acolher tamanha oferta de trabalho (remunerado), vem a ressábia.

Jorge Pires Ferreira disse...

O porta-voz da CEP responde:

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=93907

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...