quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Alguém que traduza e publique: "De la salvación a un proyecto con sentido. Por una Cristología actual", de Juan Antonio Estrada



“Jesus não foi um super-homem, mas alguém que assumiu plenamente a constituição humana”, diz Juan Antonio Estrada a propósito do seu novo livro.

Desconfio que alguns ficarão surpreendidos por Jesus não ter sido um super-homem, logo, não ter tido superpoderes. Não saber tudo. Não poder tudo. Não ver tudo. E ser Filho de Deus, o Baixíssimo.

O livro tem como título "De la salvación a un proyecto con sentido. Por una Cristología actual". 416 páginas que gostava de ver em português. Índice e introdução (29 páginas) aqui em PDF.

Uma nota pessoal: Juan Antonio Estrada, jesuíta, esteve no colóquio Igreja em Diálogo, sobre Jesus Cristo, realizado em Valadares, em outubro de 2011. Na altura, agradeci-lhe ter escrito um dos livros sobre Jesus que mais me marcou, “El Proyecto de Jesus” (Ediciones Sígueme), em co-autoria com Jose M. Castillo, que também esteve em Valadares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde se inspirou para denominar a Deus de " Baixíssimo"? Cruzei-me um dia com essa denominação, mas não voltei a encontra-la. Obrigado.

Jorge Pires Ferreira disse...

Li pela primeira vez a expressão num livro de (julgo que é francês) Christian Bobin dedicado a Francisco de Assis.


Referi-me ao livro aqui:

http://tribodejacob.blogspot.pt/2010/12/cristianismo-mudanca-ou-irrelevancia-as.html

Os dois maiores erros da história de Portugal

António Rendas, reitor da Universidade Nova (de partida) e durante dez anos reitor dos reitores portugueses, diz que "expulsar os judeu...