quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Entre o absurdo e o mistério

Um dia falei com um grande homem de estado peruano, agnóstico. E dizia-lhe: "Meu amigo, tendes somente a escolha entre o absurdo e o mistério".

Abbé Pierre, 1981

4 comentários:

Anónimo disse...

Prefiro caminhar nos terrenos do pragmatismo que me faz tocar o real, os outros dois apenas me fazem perder tempo na caminhada da vida!

Anónimo disse...

Que pena, caro anónimo das 9.55, que queira voluntariamente ignorar uma fatia tão grande da existência.

Fernando d'Costa

Anónimo disse...

Fernando d'Costa, a maioria dos cristãos adoram e alimentam-se dos mistérios, sabia! Temem o contacto com o real, isso obrigá-los-ia a se encontrar consigo mesmos! E quem gosta de se encontrar, de se olhar a si mesmo, descobrir finalmente as suas realidades mais profundas! Enquanto houver mistério, a possibilidade do Encontro entre o homem e Deus vai suspendendo-se temporariamente! Tudo se torna mais fácil assim, porque deixamos sempre a Deus a solução que tantas vezes está nas nossas mãos, preferimos as dependências!

O mistério não permite que sejamos objectivos mas apenas sonhadores, o que até nem é totalmente errado, sonhar é preciso mas sem anular a nossa realidade interior e exterior, e a capacidade de inter-agirmos no processo da caminhada entre nós e Deus que passa sempre pela nossa humanidade total! É precisamente na humanidade que a existência do transcendente-mistério se encarna totalmente tornando realidade Deus e o seu caminho entre nós, embora alguns continuem teimosamente a tentar envolvê-lo e mantê-lo ainda em maior mistério com as suas teologias que escondem mais do que revelam a Deus!

Refugiar-se no mistério como se fosse impossível aceder a Deus, ele que já anulou o mistério na Encarnação, é arriscar viver muito perto das fronteiras onde se geram todas as formas de alucinações que tanto enfermam a caminhada da Fé!

Anónimo disse...

O Véu já foi rasgado definitivamente…! Temos a Palavra encarnada entre nós… O Verbo já derrubou todos os mistérios... que esperamos…!

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...