domingo, 7 de outubro de 2012

Música e iluminuras da nova Doutora da Igreja



Bento XVI declarou hoje que Hildegarda de Bingen é Doutora da Igreja. A quarta, depois de Teresa de Ávila, Teresa de Lisieux e Catarina de Sena.

5 comentários:

Anónimo disse...

Jorge,

olhe que está equivocado. As iluminuras não são de Hildegarda, mas mais tardias (retratam, isso sim, algumas das suas descrições).

Fernando d'Costa

Anónimo disse...

Fernando,

tem a certeza do que diz? olhe que o Jorge manifesta frequentemente saber do que fala.

Américo Mendes

Anónimo disse...

Olá Américo...

sim, tenho a certeza. Sei que no artigo do António Marujo que o Jorge, em boa hora, postou, repetem esse erro, mas de facto as iamgens não são de Hildegarda, mas sobre visões e discrições da mesma. Aliás, os originais estão perdidos (perderam-se na sugunda guerra mundial) e os que têm sido divulgados são umas cópias, notávies aliás e pelo que sei, dos mesmos feitas na década de 30 do século passado. Que o Jorge não saiba isso, não é nada grave, mas que tantos especialistas sobre Hildegarda que foram contactados pelo António marujo não o tenham dito, isso sim, é delicado.

Um abraço,

Fernando d'Costa

Jorge Pires Ferreira disse...

Comentei noutro ponto o que o Fernando e o Américo aqui escreveram. De facto, tenho lido que Hildegarda desenhou e pintou. O próprio artigo de A.Marujo, como referiu o Ferando, fala da vivacidade das cores.

De qualquer forma, se são cópias, são cópias dos desenhos / pinturas de Hildegarda. A autora dos originais, mesmo perdidos, não deixa de ser Hildegarda. Se eu copiar um Paula Rego e ele desaparecer com a extinção da fundação, ao verem a minha cópia, se for fiel, pensarão em Paula Rego.

Mas agradeço a preciosa informação do F.d'C.

Anónimo disse...

Não Jorge. Nem os originais eram de Hildegarda. As cópias do século XX são cópias de pinturas que ilustram as visões de Hildegarda, mas não foram realizadoas por ela. Garanto-lhe, Jorge.

Fernando d'Costa

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...