terça-feira, 28 de agosto de 2012

Porcos-espinhos e gorgulho vermelho atacam Vaticano

Uma das quatro palmeiras foi atacada pelo gorgulho vermelho

“A atividade da Santa Sé” é o título do volume que anualmente revela as ações realizadas pelo Papa, pela cúria romana e pelos outros organismos vaticanos. É uma “publicação não oficial”, como se especifica no frontispício, mas – compilada pela Secretaria de Estado – que contém uma substancial quantidade de informações e não poucas curiosidades, muitas vezes inéditas.

A última edição, referida às atividades de 2011, foi publicada no final de junho pela Librería Editorial Vaticana. Consta de 1.366 páginas e custa 80 euros.

Sandro Magister recolheu desta publicação alguns factos interessantes. E eu copiei do seu texto as frases anteriores os seguintes factos:

- Em 2011 a Congregação para a Doutrina da Fé abriu 599 novos procedimentos, 404 dos quais se referem a casos de abusos clericais sobre menores.

- Em 2011 foram concedidas 1.321 entradas ao Arquivo Secreto Vaticano, para estudiosos provenientes de 54 países, assim distribuídos:

673 italianos
102 espanhóis e outros tantos alemães
64 norte-americanos e outros tantos franceses
35 polacos
30 britânicos
0 de Israel

- Em 2011 parece ter sido felizmente erradicada a invasão de porcos-espinhos na Catacumba de Giordani. Os animais provinham do parque de Villa Ada.

- E o flagelo do gorgulho vermelho, que atacou uma das quatro palmeiras do pórtico da basílica de São Paulo Extramuros, foi combatido por uma empresa especializada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em 2011 parece ter sido felizmente erradicada a invasão de porcos-espinhos na Catacumba de Giordani. Os animais provinham do parque de Villa Ada.

Cá está a origem do antro.

Anónimo disse...

E ainda dizem que não há transparência. Onde se viu o "Nós somos Igreja" a dizer o que faz durante o ano? hummm?

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...