sexta-feira, 13 de abril de 2012

O discípulo de Lutero chamado Pecca Fortiter


Bhagwan Shree Rajneesh, mais conhecido por Osho


Lutero dizia: "Pecca fortiter et crede fortius". O que quer dizer algo como "Peca fortemente e crê com mais força". Não se trata de um convite ao pecado, mas de uma exaltação da fé que obtém a graça do perdão - explica Carlos González Vallés, s.j., de quem tomo esta história.

Esta frase de Lutero de algum modo chegou a Osho (aquele chamado filósofo indiano que diz umas coisas sobre yoga, religião e sentido da vida), que a citou numa conferência e a recolheu num livro (na página 150 de "Yoga; o Alfa e o Omega") assim:
"Isto recorda-me Lutero. Um discípulo seu, que se chamava Pecca Fortiter, perguntou-lhe: «O que hei de fazer? Não posso deixar de pecar». E Lutero disse-lhe: «Peca com mais força». Resposta perfeita. Não me agrada muito Lutero, mas estou totalmente de acordo com ele. Só quando tocamos no fundo podemos transformarmo-nos".
Cá está uma razão para aprender latim (essa discussão tem andado nos comentários de alguns textos deste blogue). Não é uma razão para falar ou rezar em latim, mas para saber o que se diz, seja qual for a língua em uso.

Sem comentários:

Semana dos Seminários

Parece que se dizem agnósticos (ou o mais conhecido deles). Mas a simbologia católica (sim, mais católica do que simplesmente protestante ou...