sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bento XVI, «um Papa raro: com “senso de humor”»?

Bento XVI ou, como por vezes se ouve no norte, Vento XVI

Ao ler um título como este, «Um Papa raro: com “senso de humor”», alguém pensa em Bento XVI? Eu não. Nunca o vi rir. Sorrir, com certeza. Mas não basta sorrir para ter sentido de humor.

Com tal título, mais depressa pensaríamos em João XXIII ou mesmo João Paulo II. Deste último há vídeos dele a rir a bandeiras despregadas na grade rede, para além das anedotas que dele se contam. E que ele mesmo contou. Também há anedotas de Ratzinger, mas nestas ele quase sempre faz o papel de vilão.

De qualquer forma, «Um Papa raro: com “senso de humor”» é o título de um texto de Andrea Monda publicado no sítio Chiesa. Li aqui. Monda acaba por falar mais de Chesterton e Maritain, mas sempre diz de Bento XVI:
Para Bento XVI, a alegria e humor estão estreitamente conectados. Como conclusão de seu ensaio de teologia dogmática, “O Deus de Jesus Cristo”, ele escreve: 
“Uma das regras fundamentais para o discernimento espiritual, então, poderia ser a seguinte: onde falta a alegria, onde morre o humor, ali não está nem sequer o Espírito Santo, o Espírito de Jesus Cristo. E pelo contrário: a alegria é um sinal da graça. Quem está profundamente sereno, quem tem sofrido, sem por isso perder a alegria, esse não está longe do Deus do Evangelho, do Espírito de Deus, que é o Espírito da alegria eterna”.
É pouco para dizer que Bento XVI tem sentido de humor. E alegria não é o mesmo que humor. Mas talvez Bento XVI tenha um sentido de humor desconhecido da generalidade das pessoas. Só que não se nota.

8 comentários:

Anónimo disse...

Então faça o favor de ir ao you tube onde há uma passagem num discurso aos bispos de um certo páis (não me lembro agora de qual) em que o papa Bento troca uma palavra e depois dá uma gargalhada depois de tantar prosseguir, isto contagiado pelos bispos. Portanto eu já o vi rir. Deixem o homem em paz.

Jorge Pires Ferreira disse...

Pode indicar-me o link do vídeo em questão?

Obrigado pelo seu comentário. Penso em responder-lhe mais em concreto no corpo principal do blogue.

JPF

João Silveira disse...

http://www.youtube.com/watch?v=fmJ0LD29XjQ

João Silveira disse...

http://www.youtube.com/watch?v=fxuFF5w1-Rc

Anónimo disse...

Fui eu a lembrar que havia um vídeo. Estou admirado com a preserverança do João. O autor do blogue devia ter mais cuidado ao fazer certas afirmações. Algumas, como neste artigo, só são disparates. Era o que me faltava andar à procura do vídeo em que o papa dá uma gargalhada. Vi-a há uns meses e achei perfeitamente normal. Tenha juízo homem

Jorge Pires Ferreira disse...

Ó anónimo das 7:21, está a dizer que as afirmações de Andrea Monda, de que o Papa tem sentido de humor, são um disparate? Também acho.

Quanto ao vídeo, esperava que dissesse qual. Não imaginava que era o apontado por João, pois aí, além de ele sorrir um pouco, vê-se que não está à vontade com a situação.

Na minha opinião, o Papa pode ter ou não sentido de humor. Que não tenha não tem mal algum. Era o que faltava. Acho piada é que queiram que ele tenha sentido de humor à força. Era esse o meu ponto. Quando ao conselho para ter juízo, acho-o bem ajuizado. Desejo o mesmo para si, mesmo escondido no anonimato.

Anónimo disse...

Ora aí está. Fique a saber que não vi o vídeo apontado pelo João. Nem vou vê-lo. Pela sua descrição não tem nada a ver com o que eu vi. Fique lá com a sua teimosia. Ah e não me vou dar ao trabalho de colocar aqui o endereço, até porque não percebo nada disso. O que eu vi foi um papa a dar uma gargalhada devido a um lapso de linguagem. Passe bem

Jorge Pires Ferreira disse...

Se não viu, porque fala como se tivesse visto? Asneira, pois. Se quiser falar comigo, sem pôr o seu contacto em público, cá fica o meu meu: jorgepiresf@gmail.com. Não fique ressentido, pf.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...