quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os ovos de Lutero e Erasmo, uma questão de ninhadas



Sempre ouvi dizer que “Lutero chocou o ovo que Erasmo pôs”. Julgo que até já citei essa frase neste blogue. As ideias estavam em Erasmo (1466-1536). Lutero (1483-1546) levou-as à prática. Pensava eu que esta frase tivesse surgido com a Reforma já adiantada.

Hoje li que surgiu ainda durante a vida dos dois protagonistas e com algumas diferenças. Nos meios católicos dizia-se: “Erasmo pôr os ovos que Lutero e Zuínglio chocaram”.

Mas o que me surpreendeu foi que Erasmo conhecia a frase e um dia respondeu: “Eu pus um ovo de galinha; Lutero chocou pássaro de outra ninhada”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...