domingo, 16 de outubro de 2011

Zizek, Wall Street e o Espírito Santo

Zizek foi há dias incentivar o movimento "Ocupem Wall Street". Suponho que o filósofo esloveno não acampou com os manifestantes. Tal como não acamparam Naomi Klein nem Chomsky, que também por lá passaram. Mas fez um discurso de incentivo e a certa altura disse:
O que é o cristianismo? É o Espírito Santo. O que é o Espírito Santo? É uma comunidade igualitária de crentes que estão ligados pelo amor um pelo outro, e que só têm a sua própria liberdade e responsabilidade para este amor. Neste sentido, o Espírito Santo está aqui, agora, e lá em Wall Street estão os pagãos que adoram ídolos blasfemos.
Eu não comungo das ideias do neomarxista popstar. Mas registo a comparação. Discurso todo traduzido aqui. No vídeo que se segue, Zizek faz o discurso e a multidão repete-o para todos ouvirem, já que não há altifalantes. É a terceira parte do discurso. A parte acima citada aparece a partir do minuto 3:17.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...