sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Valores, energia e sucesso - reflexão de Anselm Grun


Os valores conferem significado à minha vida; sem eles a vida não teria qualquer sentido. E a falta de sentido provoca desmotivação. Precisamos de modelos que nos motivem, que despertem em nós a vontade de trabalhar neste mundo. Oferecem-nos uma perspectiva e deixam-nos avistar, através do apertado horizonte dos problemas diários, o objectivo a que aspiramos. Os valores são naturalmente fontes de energia que não só me orientam, mas que também me dão força, geram prazer na acção. Se souber que a empresa para a qual trabalho se vai manter em funcionamento durante muito tempo, terei todo o prazer em empenhar-me nisso. Vejo nisso um sentido, e trabalho não só para mim e para o meu sucesso imediato, mas também para as gerações futuras. Poupo os recursos deste mundo e contribuo para um mundo mais humano.

Anselm Grun, "A vida e o trabalho. Um desafio espiritual" (ed. Paulinas) 9, pág. 70.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...