sexta-feira, 14 de outubro de 2011

100 documentos do Vaticano que fizeram história



De Fevereiro a Setembro de 2012, os Museus Capitolinos, em Roma (aqueles palácios ao pé da praça desenhada por Miguel Ângelo, onde foi assinado o Tratado de Roma, em 1957), vão mostrar cem documentos do Arquivo Secreto do Vaticano. Será sem dúvida um grande acontecimento, porque vão estão expostos, entre outros, os seguintes documentos:

- a bula de Leão X que excomungou Lutero;
- actas do caso Galileu Galilei;
- cartas dos deputados ingleses a Clemente VII (o papa que deu ao monarca inglês o título de “defensor da fé”, antes do cisma) por causa da questão matrimonial de Henrique VIII;
- o “Diactatus Papae”, de Gregório VII, que trata dos poderes do Papa no domínio temporal e espiritual;
- a bula “Inter Coetera”, de Alexandre VI, em 1493, que atribuía territórios descobertos a Portugal e Espanha, antes do Tratado de Tordesilhas do ano seguinte.

A exposição vai-se chamar “Lux in arcana. O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se”. “Lux in arcana” significa “luz nos enigmas” ou “luz nos segredos”. Sítio oficial da exposição aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...