sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é uma mente judia

Na "Ler" de Maio (n.º 102):
Ler - O que é uma mente judia?
Howard Jacobson - É estar sempre a questionar, a argumentar e contra-argumentar, sempre em disputa. Nunca descreve uma coisa como ela é realmente - descreve-a em metáforas e torna-a sempre maior. Há um proto-exagero, uma obsessão com a memória, com o contar histórias, que é uma maneira de nunca esquecer a mesma história e a melhor maneira de mentir. Vivo na minha mente, não vivo no meu corpo. Não vou ao ginásio, não gosto de caminhar, da vida no campo ou da natureza. Gosto de cidades, de conversar, de uma boa discussão, de pensar. Não estou a dizer que são apenas os judeus a gostar destas coisas, mas a combinação de todas é muito de judeus.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...