sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Anglicanos querem vender quadros de Zurbarán para financiar pastoral


A Igreja Anglicana quer leiloar 12 quadros do pintor espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664). Os quadros, representando Jacob e os seus doze filhos (o quadro "Benjamim" não é Arthur Pond), estão no castelo de Auckland, sede episcopal de Durham, no noroeste de Inglaterra.

Prevê-se que a venda possa render 17,7 milhões de euros. Peter Crumpler, director de comunicação da Igreja Anglicana, diz que os 17,7 milhões de euros (15 milhões de libras), bem investidos, mais os custos dos seguros e da manutenção das pinturas, darão para pagar a 10 vigários de paróquias anglicanas. Sacrifica-se a arte pela pastoral, portanto.

Claro que há muitas vozes que estão contra a venda, a começar pelo bispo recentemente jubilado (e com créditos na investigação teológica), Thomas Wright. Li aqui.

As pinturas em questão podem ser vistas aquiCuriosamente, esta diocese anglicana investiu recentemente em belíssimos vitrais, ver aqui.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...