sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

18 de Fevereiro de 1546. Morre Martinho Lutero


Lutero morreu há 465 anos, no dia 18 de Fevereiro de 1546. Um dos criadores da modernidade. Para o bem e para o mal, somos todos filhos de Lutero. Mesmo que haja mais católicos do que protestantes, o pequeno mundo tipicamente ocidental (Europa, EUA e partes da América Latina) é mais protestante do que católico. Não poderíamos entender o subjectivismo, a liberdade de expressão e de iniciativa, o individualismo, o progresso científico, etc. sem Lutero.

Foi um bom cristão, se ignorarmos a propaganda antiprotestante - como deve ser ignorada.

Se me fosse possível criar um outro mundo a partir da mudança de um facto do passado, eu criaria este: o Papa dava ouvidos a Lutero, Lutero continuava católico, os príncipes alemães não apoiavam Lutero (porque daí não adviria nada), a Igreja empreendia uma reforma a partir de Roma, e Lutero acabava os seus reconhecido e  como cardeal. Hoje seria reconhecido como santo, grande reformador ao lado de Francisco e Domingos.

Talvez tivéssemos assim perdido os jesuítas. Inácio teria entrado para os dominicanos. Mas não teria havido Trento nem a ignorância católica da Bíblia. O clero há muito que seria casado ou celibatário sem qualquer confusão fosse para quem fosse. A revolução industrial teria começado no norte de Itália um século antes e estender-se-ia pelo Mediterrâneo. Não teria havido escravatura em massa. África seria hoje um continente desenvolvido.

Uma oração de Lutero:

Olha, Senhor,
sou como um vaso vazio.
Enche-o.
Sou fraco na fé.
Fortalece-a.
Sou frio no amor.
Permite que meu coração queime.
Deixa que meu amor jorre
sobre o meu próximo.
Não tenho uma fé firme e forte.
Às vezes, duvido
e não consigo confiar completamente em ti.
Senhor, ajuda-me.
Aumenta a minha fé,
permite que eu confie em ti.
Sou pobre, tu és rico.
No entanto,
tu vieste para ter compaixão dos pobres.
Eu sou um pecador,
tu és justo.
Sofro por causa do pecado.
Em ti está toda a justiça.
Fico contigo,
pois de ti posso receber
e não preciso de dar.

2 comentários:

Anónimo disse...

...o Papa dava ouvidos a Lutero... O que Lutero dizia:

"...aqueles que continuam aderindo ao Judaísmo "devem ser considerados como sujeira." "...cheios de fezes do diabo ... que eles chafurdam como um porco" e a sinagoga é "uma prostituta incorrigível"


Lutero argumenta que as suas sinagogas e escolas devem ser incendiadas,

os seus livros de oração destruídos, rabinos proibidos de pronunciar sermões, casas arrasadas, e propriedade e dinheiro confiscados.

Eles não devem ser tratados com nenhuma clemência ou bondade, não permitir nenhuma proteção legal,

e esses "vermes venenosos" devem ser dirigidos a trabalho forçado ou expulsos para sempre.

Ele também parece tolerar o assassinato de Judeus, escrevendo "temos culpa em não matá-los."


Graças a Deus o papa excomungou Lutero, o pai do anti-semitismo nazista.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobre_os_judeus_e_suas_mentiras#cite_note-0

Anônimo Católico

Jorge Pires Ferreira disse...

Caro amigo, o anti-semitismo não foi um exclusivo de Lutero. Mas se bem que Lutero tenha tido tais afirmações e a maior parte da Igreja Luterana na Alemanha tenha apoiado o nazismo (mas também há fotos de bispos católicos e fazerem a saudação hitleriana; e Hitler foi baptizado - custa-me dizê-lo - católico), foi nos países da reforma que os judeus encontraram a liberdade que não tinham nas mui católicas nações.

De qualquer maneira, esse é um dos aspectos certamente não louváveis de Lutero. E como saberá, Bento XVI, logo no início do pontificado até travou a beatificação de um padre católico do séc. XIX por causa do seu anti-semitismo, que não era assim tão raro na época, entre os católicos. Infelizmente.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...