segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Encestar para glória de Jesus Cristo


Os Dude Perfetc são um grupo de jovens norte-americanos que fazem encestamentos ditos impossíveis. “O nosso objectivo último é glorificar Jesus Cristo em tudo o que fazemos”, dizem. E apelam à colaboração com uma organização caritativa, a “Compassion”, que ajuda crianças em países subdesenvolvidos. Suponho que são evangélicos, como a organização com que colaboram. Têm sítio aqui.

O amigo José Serra, que me indicou o vídeo via o LaReppublica.it, pergunta-me sobre o que acho dos malabarismos para glorificar Jesus Cristo. Acho-lhes piada. E também acho que Jesus Cristo não precisa de que o glorifiquem assim. Não exige. Mas uma oferta habitualmente não se recusa.

A glória de Deus é que o homem viva, dizia Ireneu de Lião, há cerca de 18 séculos, e não o circo. Mas os Dude apelam à ajuda de crianças desprotegidas. É capaz de ser bom marketing. E aproxima-se do que dizia o padre de Lyon.

De qualquer forma, há uma longa tradição de virtuosismo para louvar a Deus. Haydn, por exemplo, assinava todas as suas partituras com uma declaração do género.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...