É apresentado hoje, no Museu Nacional de Arte Antiga, às 18h, o primeiro número da revista “Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja”, da responsabilidade do Secretariado Nacional dos Bens Culturais. Custa 9 euros. Sai duas vezes por ano.
Este primeiro número tem os seguintes conteúdos:
- Dois artigos de investigação: “São Paulo na Arte Portuguesa”, por Carlos A. Moreira Azevedo; e “O Discurso do Tempo: para uma releitura das Memórias Paroquiais de 1758”, por Nuno Resende.
- Um portfólio: “Marfins do Patriarcado de Lisboa”, por Carla Alferes Pinto
- Várias obras em destaque: Colecção têxtil do Tesouro-Museu da Sé de Braga; Pintura mural da Capela de São Marcos de Fonte Arcadinha; Um projecto-piloto de salvaguarda: a igreja de Nossa Senhora da Piedade de Santarém e a arte ao serviço do seu orago; Compromisso dos Pescadores e Mareantes do Alto da Confraria, e Irmandade do Espírito Sancto; Do Paço Patriarcal aos Palácios Nacionais: transferência das obras de escultura dos jardins de S. Vicente de Fora; Variações para uma Ceia: A Última Ceia de Cirillo V. Machado para S. Sebastião da Pedreira; Um «Aeolian Orchestrelle» em São Salvador de Elvas.
- Um caderno sobre a Rota das Catedrais.
- Um texto de opinião de Rui Vieira Nery: “Salvar o património de música sacra portuguesa”.
Sem comentários:
Enviar um comentário