quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bento XVI ainda vai usar tiara?

Escreve José Maria Castillo, teólogo espanhol que mantém o blogue Teologia Sem Censura (aqui):

“Dá pena a notícia que um jornalista acaba de me comunicar: Bento XVI decidiu mudar o seu escudo. Tirou dele a mitra episcopal e colocou a tiara medieval, a tríplice coroa usada pelos papas até Paulo VI. Uma das coroas da tiara era a coroa de rei. Não discuto a história ou as ideias que há por trás desta decisão do actual Papa. O que me dá pena é o que muita gente vai pensar e como vai reagir. Acima de tudo, pelo que este gesto simboliza, que não é tanto a “volta” ao passado, mas o “poder” diante do presente. Quisera que o jornalista não me tenha dito a verdade. Mas, se é certo que o Papa retomou a tríplice coroa, sinto-o de verdade, pelo muito que me importa a Igreja e sua exemplaridade evangélica” (traduzido em português aqui).

Será mesmo verdade? Fui ver. De facto, as armas de Bento XVI tinham uma mitra. As de João Paulo II ainda tinham a tiara de que Paulo VI prescindiu.

10 de Outubro de 2010

No dia 10 de Outubro, Bento XVI apareceu na janela do Palácio Apostólico com novos símbolos. Uma análise do National Catholic Reporter (aqui) dá-nos a conhecer a mudança. Há leituras teológicas, pastorais, políticas, até, a fazer nesta mudança de símbolos?

Antes de 10 de Outubro de 2010

As novas armas papais?

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...