sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quantos estiveram em Fátima? - 2

É capaz de ser difícil meter 500 mil pessoas num recinto de cerca de 80 mil metros quadrados. Dá mais de seis por metro quadrado. O número deve ter em conta outros espaços como as colunatas, as casas em redor do santuário, as sombras limítrofes.

Mas numa foto como esta (de 13 de Maio de 2010) são visíveis mais de 100 mil pessoas. Tomemos como exemplo a mancha branca, em forma de triângulo, do lado esquerdo. Estão lá cerca de 100 pessoas. Triângulos como este cabem cabem 500 em cada uma das alas - cálculos com muita folga -, 1000 na totalidade, o que dá, pelo menos 100 mil pessoas. Muito longe dos 500 mil, é certo, mais igualmente longe dos 37 mil da empresa espanhola. Mas estes 100 mil são apenas os que a foto permite ver. O efeito perspectiva só aumentará o número de triângulos possível.

Outra forma de perceber que o número 37 mil não pode estar certo é pensar que estas pessoas encheriam a Igreja da Santíssima Trindade (que tem cerca de 9000 lugares sentados, num espaço muito bastante menor em relação à área total da Igreja) apenas quatro vezes.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...