domingo, 25 de julho de 2010

O detective que rezava missas

Padre Brown (Alec Guinness)

Diz o detective: "Parece que as coisas que acontecem aqui não têm nenhum significado. Falo daquilo que ocorre num outro lugar. Num lugar qualquer, o verdadeiro culpado será punido. Aqui, o dano parece atingir uma pessoa ao invés da outra".

O detective é Brown, Padre Brown. E o que diz tanto pode ser relativo a um criminoso como à condição humana em geral. Tanto pode estar a falar da autoridade da polícia e do juiz como de Deus. A prisão e a liberdade. O inferno e o céu.

Publicou-se em Itália um livro sobre rostos e vozes da esperiência religiosa na criação literária. “Figure spirituali. Volti e voci dell'esperienza religiosa nella creazione letteraria" (“Figuras espirituais: Rostos e vozes da experiência religiosa na criação literária”), Ed. Messaggero.

O capítulo sobre o padre-detective de Chesterton foi publicado no L'Osservatore Romano (18-07-2010) e pode ser lido em português aqui.

Mais sobre o Padre Brown aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...