quarta-feira, 28 de julho de 2010

28 de Julho de 1804. Nasce Feuerbach

Feuerbach nasceu no dia 28 de Julho de 1804, em Landshut, e morreu no dia 13 de Setembro em 1872, em Nuremberga. Estudou Teologia, mas abandonou-a para se tornar aluno de Hegel, vindo a influênciar Karl Marx.

A filosofia/teologia/antropologia de Feuerbach situa-se entre o idealismo alemão e o materialismo histórico.

“A Essência do Cristianismo”, de 1841, é a sua obra maior. Nela afirma que as características atribuídas a um ser sobrenatural não são mais do que representações humanas naturais. “Os predicados divinos são qualidades da essência humana”. Deus é um projecção do ser humano melhorado, porque o ser humano homem projecta no ser celestial o ideal de justiça, bondade e virtude que não consegue realizar no plano concreto real.

A crítica, segundo Feuerbach, é válida para todas as religiões. “Na religião, o homem ao relacionar-se com Deus, relaciona-se com a sua própria essência”.

A Teologia é explicada pela Antropologia. E religião rima com alienação, porque o ser humano, ao colocar a sua essência fora de si próprio, transforma-se em algo que que não lhe pertence.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...