sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A vontade de Deus e o preço das rendas

Os conceitos humanos aplicados a Deus originam equívocos. Por vezes cómicos. Mas também já os houve trágicos, como quando se julga que Deus precisa de defesa e, atacando o erro, se ataca também quem o comete. As inquisições são sempre isso.

Fiquemos pelo cómico. Consolmagno conta esta história (pág. 87 de "A mecânica de Deus"), que joga com a vontade de Deus e o modo de a perscrutar e é sinal para não considerarmos a nossa religião como a via perfeita para Deus (é nesse contexto que o jesuíta conta a anedota):

"Numa pequena povoação do Michigan, onde vivi em tempos, um recém-chegado tentou negociar a renda de uma loja com um residente de longa data que tinha precisamente este tipo de mentalidade religiosa. Quando o primeiro perguntou ao devo senhoria quanto queria este pelo arrendamento, ele respondeu:
- Terei de perguntar ao Senhor; volte amanhã.
No dia seguinte, o senhorio disse ao seu potencial arrendatário:
- Ontem à noite, o Senhor disse-me para cobrar 500 dólares por mês.
O interessado não se sobressaltou.
- É curioso - disse ele. Eu também falei com o Senhor na noite passada. E ele disse-me que eu não deveria pagar mais de 250 dólares".

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...