quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Saramago às voltas com Deus (outra vez)

Chama-se “Caim” o romance que Saramago está a escrever e que será apresentado na Feira de Frankfurt, em Outubro. Numa entrevista que deu à EFE (a Lusa espanhola), referida no "Público" de hoje, Saramago explicou que "Caim" quer dizer que Deus não é de fiar. “Que diabo de Deus é este que para enaltecer Abel despreza Caim?” “Onde é que está Deus? Na cabeça de cada um de nós, fora daí não está Deus. Na cabeça de cada um de nós está Deus, está o Diabo, está o bem, está o mal, está tudo o que inventámos. O absurdo neste caso é que de alguma maneira o ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a ele. E isso é que eu ponho em questão”.

Saramago diz que toda a gente fala da Bíblia, mas ninguém lê a Bíblia. (Tem alguma razão, mas seria mais correcto se dissesse: "Não só nem todos falam da Bíblia, como alguns até a lêem"). E afirma: “Se nos pomos a ler a Bíblia e sobretudo o Pentateuco, os cinco primeiros livros começando pelo Genesis, percebemos que tudo aquilo é absurdo, em muitos casos criminoso. Que Deus mande a Abraão matar o seu filho Isaac para provar a sua fé só isto deveria apagar da nossa cabeça a ideia de Deus”. E diz Pilar, mulher de Saramago: “«Caim» não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra”.


Com estas afirmações, parece-me claro que...

a) ...Saramago só muito recentemente começou a ler o Antigo Testamento.

b) ...Saramago consegue revelar em cada afirmação que faz que a ignorância bíblica, o preconceito religioso e o velho espírito da manipulação da palavra e do sentido podem coabitar numa mesma cabeça, a sua.

c) ...que se pode ser Nobel da Literatura e elementarmente ignorante quanto a géneros literários.

d) ...se Saramago fosse crente, seria um fundamentalista, interpretando ao pé da letra o texto bíblico. Graças a Deus, é ateu.

e) ...tem um problema, um complexo qualquer com Deus, em quem diz que não acredita, e não sabe como ajustar as contas. Ajusta-as escrevendo. Suponho que se sente aliviado com essa terapia. Valha-lhe isso.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...