terça-feira, 16 de junho de 2009

Clássicos - 1: "Apologia", de Cardeal Newman


“Facilmente se compreende a grande provação que para mim representa ter de escrever a minha própria história; mas não posso furtar-me a este dever. As palavras Secretum meum mihi ecoam aos meus ouvidos; mas à medida que os homens se aproximam do fim, menos lhes custa fazer confidências. E não é menos provação antever que os meus amigos, ao leram pela primeira vez o que escrevi, lhe encontrem muito de irrelevante em face do que se pretende. No entanto, considerando o conjunto, insisto em pensar que, transmiti-lo ao público, é servir os meus propósitos”.

Apologia | Título original: Apologia pro Vita Sua | Cardeal Newman | Verbo, 1974, 382 páginas

John Henry Newman (Londres, 21 de Fevereiro de 1801 – Edgbaston, 11 de Agosto de 1890), anglicano inglês convertido ao catolicismo em 1845, foi nomeado cardeal pelo papa Leão XIII, em 1879. É considerado precursor do ecumenismo e do personalismo. Ordenado sacerdote da Igreja Católica em Roma (1847), abriu e dirigiu em Birmingham um oratório de São Filipe Néri e foi ainda reitor da Universidade Católica da Irlanda (1854). A “Apologia” é uma autobiografia espiritual.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...