Francisco e Ganswein
Questionei-me então se na opção de ficar em Santa Marta, para lá das "questões psiquiátricas" invocadas por Francisco, não estaria igualmente a sugestão de Hans Urs von Balthasar, que escreveu que para acabar com "escândalo inútil" seria bom que o Papa "transformasse o Vaticano num museu e se transferisse para a entrada de Roma".
O teólogo suíço, tão da preferência de Bento XVI, escreveu aquele desejo no livro "Punti fermi" (Rusconi), pág. 326, publicado em Milão no ano de 1972.
2 comentários:
«...o próprio Papa talvez fizesse melhor em começar por comentar o desemprego, a pobreza e a fome nos felizardos países sem inclinações capitalistas e nos quais os mercados se limitam aos lugares onde o povo compra, quando consegue comprar, hortaliças e galinhas. Se a devoção materialista tem muitos defeitos, uma virtude ninguém lhe nega: não se confunde com nenhuma das maravilhosas alternativas disponíveis.» in: Alberto Gonçalves dn 8-12-2013
Pus há pouco este texto no blogue (antes de o ter ligo aqui). Não sei a intenção com que o copiou para aqui... Por mim, concordo com AG. Mas não discordo dos desabafos do Papa quando vê alguém a sofrer nesta sociedade de economia mais ou menos capitalista.
Enviar um comentário