quinta-feira, 30 de maio de 2013

Novo

A vida de Jesus caracteriza-se pela pretensão (feita em nome do Deus com quem Jesus se sabe em particular intimidade) de um homem novo, "utópico".

González Faus

4 comentários:

Anónimo disse...

A empáfia maçónica e iluminista a contaminar o discurso religioso. Exemplo perfeito.

Anónimo disse...

Parece-me que o "anónimo" (os anónimos são sempre cobardes) anterior não deverá saber interpretar bem o português (peço desculpa, mas não estou a gozar) ou então uma frase com parêntesis causou alguma confusão na leitura. "A vida de Jesus caracteriza-se pela pretensão de um homem novo, 'utópico'". Pergunto: seria Paulo maçónico quando falou do homem novo? Sinceramente...já agora uma bocadinho de uma boa e sã teologia também faria falta nalguns comentários. Sem ofensa, é claro.

Assino, João Alves

Anónimo disse...

Concordo com González Faus, nao penso que se aproxima da utopia comunista, de um homem novo que nao nasce da revolucao materialista, mas de uma evolucao espiritual em aproximacao com Deus. E nao penso que Jesus fosse trapezista e o homem novo um Super-homem criador de novos valores. O homem novo de Paulo, de Faus, esta para alem da materialidade e da vontade de poder, controla a sua humanidade e as suas paixoes, e potencia uma nova criacao desde si. So nao percebo o porque da "pretensao", talvez a palavra me esteja a fazer tropecar.

Anónimo disse...

Existe ainda muita gente que se dá muito mal com os caminhos das utopias, mesmo que eles estejam sinalizados por parêntesis… basta alguém sugerir tais caminhos e é logo vê-los por ai panicados a disparar em todas as direcções contra esses fantasmas que lhes desassossegam as veredas calcetadas por esses velhos do Restelo das espiritualidades hirtas e mumificadas no tempo religioso que age assim porque sabe muito bem que roupas velhas jamais aguentarão enxerto de tecido novo! Já temos um Irmão Francisco como pastor.. mas precisávamos também de mais uns quantos Paulo(s) a fazerem equipa com esse santo Irmão para ver se era desta vez que se limpavam todos esses roupeiros carregados de naftalinas teológicas que teimam em conservar esse “velho homem” que veste ainda muita alma na Igreja do Pai…!

Peter

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...