segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cardeal em más companhias


Cardeal Timothy Dolan

O arcebispo de Nova Iorque presidiu à oração conclusiva da convenção dos republicanos, na Flórida, e vai presidir a ato idêntico na convenção dos democratas, em Charlotte, no dia 6 de setembro. Depois vai ao jantar da fundação Al Smith, em outubro, com Obama e Romney (um de uma confissão protestante e o outro mórmon, ambos com vices católicos). As críticas ao cardeal Timothy Dolan têm chovido de todo o lado e ele teve de fechar os comentários do seu blogue (aqui). As pessoas não estão preocupadas com a ementa e a saúde do cardeal, mas sim com as companhias. Por isso D. Dolan deixou estas frases:

Afinal, sinto-me encorajado pelo exemplo de Jesus, que foi atacado pelos seus críticos por comer com aqueles que alguns consideravam pecadores; e tendo isso em conta, se eu só me sentasse à mesa com pessoas que concordam comigo e eu com elas, ou com aquelas que são santas, estaria sempre a tomar as refeições sozinho.

Outra de D. Dolan aqui. E outra, sobre Igreja e imagem, aqui.

Nota: O realce é involuntário. Não sei porquê, de vez em quando isto acontece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um homem com carisma, sem dúvida!

Jorge Pires Ferreira disse...

Ele (como Jesus) bem pode dizer:

Mais vale mal acompanhado do que só.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...