quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Restauradora de Borja inspira corrente artística


Li a notícia ontem no DN (parece que também passou nas televisões) e muito me ri, tanto com a generosidade da velhinha como com o novo rosto de Jesus, no fundo tão perto ou tão longe do verdadeiro rosto como qualquer outra pintura, já que não existe qualquer imagem fidedigna do Jesus histórico.

A notícia dizia:
Uma senhora na casa dos 80 anos decidiu 'restaurar' um fresco que está exposto na Igreja do Santuário da Misericórdia em Borja (Aragão), Espanha. A intenção era boa mas o resultado, que aqui mostramos... foi hoje divulgado pela autarquia.
A pintura, da autoria do espanhol Elías García Martínez, foi realizada nos primeiros anos do século passado (XX) e decora uma das paredes da Igreja do Santuário da Misericórdia em Borja (Aragão), Espanha. 
Ler o resto aqui.

Agora, enquanto a igreja da obra de arte em questão já é o quinto sítio religioso mais visitado da Espanha, diz a Wikipedia, aqui (o "El País" e a BBC, entre outros, deram uma ajuda; e tanto Ferreira Fernandes, no DN, como Miguel Esteves Cardoso, no "Público", escrevem sobre o assunto), pululam pelo ciberespaço arranjos inspirados por Cecília Gimenez - assim se chama a voluntariosa senhora. Aqui ficam dois.



1 comentário:

Anónimo disse...

Perece um Jesus de pelúcia...

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...