quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma espécie de Wikileaks no Vaticano



Há fugas graves de informação do Vaticano, uma espécie de Wikileaks, como afirma o chefe da Sala de Imprensa.
El portavoz de la Santa Sede, Federico Lombardi, denunció hoy la existencia de una especie de «Wikileaks» o filtración de documentos vaticanos que, según su opinión, intentan desacreditar a la Iglesia. «Hoy tenemos que tener todos temple, porque nadie se puede sorprender de nada. La administración americana ha tenido «Wikileaks» y el Vaticano tiene ahora su «leaks», sus filtraciones de documentos, que tienden a crear confusión y desconcierto y a ofrecer una mala imagen del Vaticano y del gobierno de la Iglesia», afirmó Lombardi en una nota que publica hoy Radio Vaticano.
Casos recentes foram a pretensa conspiração para assinar o Papa e as denúncias de má gestão e corrupção nas costas do Vaticano. Ler mais aqui.


Para aumentar a confusão, o bispo Bettazzi, emérito de Ivrea, disse numa rádio que o Papa pensa em renunciar. No "La Repubblica":
O bispo não acredita que exista um complô para matar o Papa Ratzinger, como especulado pela imprensa. "Não, não acredito. Se fosse o papa anterior, eu entenderia, mas este papa aqui me parece muito manso, religioso. Não poderia encontrar os motivos para atacá-lo".

Bettazzi, porém, tem outra teoria, de algum modo relacionada com a notícia. "Acho que é um sistema para preparar a eventualidade da renúncia. Para preparar esse choque – porque a renúncia de um papa seria um choque – começam a jogar ali a coisa do complô".

Mas Ratzinger realmente tem a intenção de renunciar? "Eu acredito que sim", disse o purpurado, "embora tenham negado. Um velho cardeal, porém, sempre me dizia: se o Vaticano desmente, quer dizer que é verdade...". E os motivos da renúncia do papa poderiam ser encontrados no cansaço. "Penso que ele se sente muito cansado. Basta vê-lo. É um habituado aos estudos", explica Bettazzi. "E diante dos problemas que existem, talvez também diante das tensões que existem dentro da Cúria, ele poderia pensar que o novo papa se ocuparia com essas coisas", disse Dom Bettazzi.
Lido aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Os tempos estão agitados...
Mais uma notícia, sobre dois sacerdotes colombianos, lida no blogue do RIACHO, que dá muito que pensar... Aconselho a consulta.

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pela indicação.
Já li em
http://riacho.blogs.sapo.pt/193367.html

É uma história triste mas bastante elucidativa sobre a homossexualidade no clero.

Há relativamente pouco tempo alguém me contava que no clero latino-americano a homossexualidade era gritante.

Como está, a situação presta-se a todas as confusões.

Anónimo disse...

E no clero português, é tudo um mar de rosas?

Anónimo disse...

No clero português há um grande mar de hipócritas. Não sei se no episcopado também...

Anónimo disse...

Bento XVI mais uns dez anitos, alemão e rijo. Isto vai ser uma chatice...

Anónimo disse...

Vai ser uma chatice para quem ?

João Silveira disse...

Claro, uma pessoa é infiel ao que prometeu, então o problema é da promessa e não o facto de ter sido infiel.

"Olha, o Pedro enganou a mulher, mas a culpa foi dela, porque lhe pediu para ser fiel...o pobre Pedro só seguiu os seus instintos."

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...