sábado, 3 de dezembro de 2011

Igreja-caravela de Troufa Real é hoje inaugurada


Notícia do "Sol" de ontem. A Igreja de S. Francisco Xavier, polémica, com projecto de Troufa Real, é hoje inaugurada. Não tenho opinião sobre a beleza ou fealdade da obra. Ver maquete aqui. Mas em discussões deste tipo lembro-me sempre a polémica à volta da Torre Eiffel.


Havia um escritor que detestava a torre e ia lá jantar todos os dias (pensava eu que era Maupassant, mas confirmei agora este morreu antes da inauguração). Um dia perguntaram-lhe: 
- Como é que detestando esta torre, vem cá jantar todos os dias?
O escritor respondeu:
- É que este é o único sítio de Paris de onde não a vejo.


Quem não gostar deste igreja pode sempre evitar o seu exterior entrando na barca.

4 comentários:

Danilo disse...

Excelente comentário! Afinal, no interior mais profundo, onde todos devemos ir, nenhuma igreja é feia.

Luís Custódio disse...

visite a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul e... mudar de opinião não é vergonha nenhuma comparado com aquilo que terá pela frente!

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo comentário, Danilo.
Quando ao Luís Custódio, não percebi. Aprecia ou não a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul? Só a vi uma vez e só por fora...

Luís Custódio disse...

Não aprecio de facto. Fui educado na Fé numa pérola da cidade de Lisboa que é a Igreja de Santo Agostinho de Marvila...e há já mais de 20 anos a mudança deixou marcas.
No entanto o interior austero é uma mais valia quando queremos ir "para além da ciência".

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...