domingo, 2 de outubro de 2011

2 de Outubro de 1928. É fundado o Opus Dei



O Opus Dei, no seu nome completo Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei, foi fundado no dia 2 de Outubro de 1928 por Josemaría Escrivá de Balaguer (1902-1975).
"Opus Dei" significa "obra de Deus". A organização, uma prelatura pessoal (ou seja, uma circunscrição eclesiástica que tem por base um grupo de pessoas e não um espaço geográfico, como é o caso da  diocese), tem como finalidade "encontrar Deus na vida quotidiana"- explica o sítio do Opus Dei.
O Opus Dei tem 85.000 membros. 98% são leigos (homens e mulheres), casados na sua maioria. 2 % são padres.
Contrariando a imagem preconceituosa de secretismo que domina a comunicação social e a cultura em geral, o sítio acima referido explica muito do que é o Opus Dei.
Do que conheço de alguns elementos ligados à instituição, uns em Lisboa e outros no Porto, as frases seguintes, retiradas do sítio oficial, reflectem bem a finalidade da instituição (e as pessoas em causa):
O Opus Dei ajuda a encontrar Cristo no trabalho, na vida familiar, e nas restantes actividades habituais. 
«É no meio das coisas mais materiais da terra onde nos devemos santificar, servindo a Deus e a todos os homens», dizia São Josemaría. A família, o casamento, o trabalho, a ocupação de cada momento são ocasiões habituais para encontrar e imitar Jesus Cristo, procurando praticar a caridade, a paciência, a humildade, a laboriosidade, a justiça, a alegria e em geral as virtudes humanas e cristãs.
Recentemente esteve nos cinemas (e agora saiu em DVD) o filme "Encontrarás dragões", de Roland Joffé. A história, situada na Guerra Civil espanhola, fala de dois amigos separados por escolherem caminhos diferentes (ver aqui). Josemaría Escrivá escolhe o caminho da paz e torna-se padre. Manolo Torres torna-se soldado. Isto é o que diz a sinopse. Não deve ser bem assim, porque no início da Guerra Civil, em 1936, já Escrivá era padre havia 11 anos.

Sem comentários:

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...