segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Apontamentos de arte sacra nas páginas do "Público"

O "Público", na página 2 do P2, tem vindo a publicar pequenas notas sobre peças da arte sacra portuguesa. A de há dias era um espanto absoluto. Um Cristo crucificado, mas dobrado para a frente e com uma mão solta, estendida. Julgo que a peça se chamada "O Cristo da pastorinha", mas o texto não falava da pastora. Perdi recorte, mas se o encontrar, copio-o para aqui.   

No "Público" de 12 de setembro de 2011

2 comentários:

Teresa Martins disse...

Boa tarde

Descobri há uns dias o seu blogue e tenho andado fascinada a devorá-lo. O magnífico Cristo de que fala aqui chama-se Cristo de Mont'rás e encontra-se habitualmente algures em Santarém, mas no fim do ano passado esteve em Fátima numa excelente exposição organizada pelo Dr. Marco Daniel Duarte.
É engraçado poder dar-lhe esta informação que provavelmente já não precisa, mas abri a net para lhe vir pedir informação sobre o esquema que tem abaixo com esferas sobre a Santa trindade. Como sabe Lacan usou o esquema para falar das imbricagens do simbólico, real imaginário etc. Confesso ter muito má ideia do fulano e sempre tive vagamente a intuição que aquilo pudesse ter qualquer coisa a ver com o que diz. Não sei se conseguirei pôr o meu mail o que está é do meu irmão. Muito obrigada por tudo Teresa Martins bomdiateresa@gmail.com

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelas suas palavras. Como também deve ter visto, não tenho atualizado muito o blogue. Mas vou voltar a estar mais atento. E por isso lhe agradeço o comentário.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...